Militares na Amazônia: última esperança contra o desmatamento ou cortina de fumaça para o governo?

Bolsonaro amazônia

Na Americas Quarterly, Natalie Unterstell destaca a ambiguidade da ação do governo Bolsonaro na Amazônia: ao mesmo tempo em que o vice-presidente monta uma cara operação de GLO para inibir o desmatamento, o presidente segue incentivando e encorajando a atuação de criminosos ambientais na Amazônia, sob a promessa de mudanças na legislação ambiental e de regularização de invasões de Terras Públicas ocupadas no passado de maneira ilegal.

Vale lembrar que a operação se iniciou na mesma semana em que o governo colocou pressão total sobre a Câmara dos Deputados para votar a MP 910, a “MP da Grilagem”.

Se somarmos o orçamento reservado para a operação de GLO com os recursos do Ibama para fiscalização e combate ao desmatamento, o valor total (R$ 175,4 milhões) é 36% menor que o valor despendido pelo governo no ano passado (R$ 272,9 milhões).

O Poder 360 lembra que essa redução orçamentária acontece no mesmo tempo em que temos uma escalada na taxa de desmatamento na Amazônia, com 55% de aumento no número de alertas de desmate pelo sistema DETER entre janeiro e abril de 2020 em relação ao mesmo período no ano passado.

 

ClimaInfo, 13 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)