Greta Thunberg grava vídeo em apoio ao combate da pandemia na Amazônia

pandemia Amazonas

A explosão no número de casos e de óbitos por COVID-19 no Amazonas está chamando a atenção internacional para a situação da região durante a pandemia. Até sábado (16/5), o estado concentrava quase 20 mil casos e 1,3 mil mortos, o que pressiona cada vez mais a rede pública de saúde, sendo que a taxa de ocupação dos leitos de tratamento intensivo estava já acima de 80%.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, vem ressaltando a necessidade de apoio nacional e internacional. Uma das personalidades que ouviu o apelo foi a ativista adolescente Greta Thunberg, quem encabeça o movimento estudantil internacional Fridays for Future. Greta e outros ativistas gravaram um vídeo pedindo ajuda para a Amazônia contra a pandemia.

“Manaus é o coração do que você conhece como a Floresta Amazônica”, diz Greta, que também ressalta o impacto da nova doença sobre as comunidades indígenas da região. “As consequências da morte dos Povos da Amazônia e da destruição da floresta serão globais”.

Os efeitos da pandemia na Amazônia também são destaque na imprensa internacional. No Financial Times, Andres Schipani e Bryan Harris relatam a verdadeira procissão de doentes e corpos nos barcos que chegam a Manaus. A matéria ressalta que a maior parte das mortes na região amazônica acontecem em áreas pobres, na periferia de Manaus e de cidades próximas, mas casos de COVID-19 já foram registrados em mais de 90% dos municípios do Amazonas, inclusive em cidades distantes da capital do estado.

Pela Associated Press, David Biller e Renata Brito descrevem como o novo coronavírus está chegando às comunidades indígenas do Alto Solimões, região que se tornou um hotspot da pandemia na Amazônia. Até ontem, 162 casos de COVID-19 tinham sido confirmados, com ao menos 11 mortos.

 

ClimaInfo, 18 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)