Oposição quer suspender decreto que passa concessão de florestas para Ministério da Agricultura

17 de maio de 2020

A bancada do PSOL protocolou na 5ª feira (14/5) uma proposta de decreto legislativo para sustar os efeitos da decisão recente do governo federal que transferiu para o Ministério da Agricultura as atribuições relativas à concessão de Florestas Públicas.

A transferência deixa o Ministério do Meio Ambiente sem qualquer poder sobre processos de concessão de florestas, já que a Comissão de Gestão de Florestas Públicas também foi repassada para o controle da pasta da Agricultura.

Como Ana Carolina Amaral relata na Folha, ambientalistas interpretam essa decisão como uma retaliação do governo Bolsonaro à decisão de não votar a MP 910 tomada pela Câmara dos Deputados. Pelo decreto de transferência, o Ministério da Agricultura teria poder para analisar e autorizar a concessão de 42 milhões de hectares de Florestas Públicas federais sem finalidade definida.

Em tempo: Há um ano, Ricardo Salles se recusa a assinar a portaria que designa os membros da Comissão de Ética do Ministério do Meio Ambiente. Como consequência da imobilidade, a partir de hoje o colegiado não terá o número mínimo de integrantes para funcionar. De três titulares e três suplentes, o quórum se resumirá a apenas dois suplentes. O lembrete é da coluna do Lauro Jardim, n’O Globo.

 

ClimaInfo, 18 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar