Camada de ozônio: cresce preocupação com a ameaça dos produtos químicos que substituíram CFCs e HFCs

CFCs

Como parte dos esforços acordados no Protocolo de Montreal (de 1987) para substituir os CFCs que destruíam a camada de ozônio, os fabricantes de automóveis de todo o mundo concordaram em utilizar o gás refrigerante HFC-134a, introduzido em 1992. Com este e outros movimentos provocados pelo Protocolo, passou-se a observar reduções na dimensão do buraco na camada de ozônio.

Mas, embora o HFC-134a seja menos nocivo para a camada de ozônio, é infelizmente um potente gás de efeito de estufa, cerca de 1.400 vezes mais potente do que o CO2. Por conta disso, as montadoras dos EUA e da Europa concordaram com a eliminação progressiva do HFC-134a até 2017, quanto todos os automóveis novos produzidos passaram a utilizar um outro fluido de arrefecimento, o HFO-1234yf.

Uma matéria da BBC alerta para o receio crescente quanto a esta solução poder prejudicar inadvertidamente o ambiente e ameaçar a saúde humana. Acontece que, embora o HFO-1234yf não danifique a camada de ozônio e não seja um gás de efeito de estufa, sua decomposição, infelizmente, produz PFCAs (ácidos perfluoroalquilcarboxílicos ) de cadeia curta, moléculas que podem percorrer longas distâncias na atmosfera e, muitas vezes, se depositar em lagos e rios. Os PFCAs são persistentes e, portanto, causam uma contaminação irreversível e que pode ter impacto na saúde dos animais aquáticos, incluindo crustáceos e vermes.

“Estamos observando agora níveis muito maiores de PFCAs, da ordem de 10 vezes mais altos do que antes do Protocolo de Montreal”, diz a Professora Cora Young, da Universidade de York, de Toronto, uma das autoras de um estudo que mediu a concentração de PFCAs no gelo do Ártico. Cora diz também: “Não sabemos muito sobre eles e sobre sua potencial toxicidade, mas sabemos que estamos comprometendo o meio ambiente com uma grande quantidade de contaminação”.

 

ClimaInfo, 19 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)