Desmatamento da Amazônia em abril é o maior em 10 anos

desmatamento Amazônia abril

O Imazon divulgou na 2ª feira (18/5) os dados do seu Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) para a Amazônia relativos ao último mês de abril (*), e os números são assustadores.

Perdemos em abril 529 km2 de floresta, 171% a mais que em abril de 2019. Uma área equivalente à da cidade de Porto Alegre (RS), como destaca Matheus Leitão na Veja. O aumento é o maior registrado em uma década para abril.

O estado do Pará lidera o ranking do desmatamento por estado no mês, com quase ⅓ (32%) do total, seguido por Mato Grosso (26%), Amazonas (18%), Roraima (4%) e Acre (1%). Nas propriedades privadas ou sob diversos estágios de posse foram registrados 60% do desmatamento. O restante ocorreu em Unidades de Conservação (22%), Assentamentos (15%) e Terras Indígenas (3%).

Os números do SAD para o mês passado estão em linha com a tendência que vem sendo observada na Amazônia, especialmente após a posse de Bolsonaro. O que mais preocupa é o contexto no qual este desmate aconteceu em abril, em plena pandemia. Se nem as quarentenas e o desaquecimento da atividade econômica conseguiu diminuir o ritmo de desmatamento, é de se temer o que pode acontecer quando a economia se reaquecer.

Como lembra  João Paulo Capobianco na Folha, as projeções de desmatamento até julho deste ano, que devem ser confirmadas pelo sistema PRODES do INPE no final de 2020, são desastrosas. Com base nos dados dos últimos quatro anos, a taxa de desmatamento entre agosto de 2019 e julho de 2020 pode ficar entre 12 mil km2 e 16 mil km2, um nível de devastação florestal comparável apenas aos piores momentos da história da Amazônia.

A aceleração do desmatamento na região traz ainda mais preocupações em relação à estação seca que se inicia neste mês. As chuvas que caíram na floresta nos últimos meses foram abaixo da média histórica, o que deixou o solo da Amazônia mais seco que o normal. O aumento da temperatura e a intensificação da destruição florestal é prenúncio de uma temporada de queimadas muito intensa, como aponta Caio de Freitas Paes, no Mongabay.

(*) O site do Imazon estava fora do ar ontem à noite. O link para o SAD pode não estar funcionando.

 

ClimaInfo, 20 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)