Pandemia e desgoverno pioram imagem do Brasil no exterior

pandemia Bolsonaro

Editorial do Financial Times lamenta a sorte dos brasileiros diante da pandemia e de um desastre provocado pelo presidente. “Ao encorajar seus seguidores a desrespeitar os bloqueios e minar seus próprios ministros, o Sr. Bolsonaro é responsável pela resposta caótica que permitiu que a pandemia ficasse fora de controle. Como resultado, os danos à saúde e econômicos sofridos pelo Brasil devem ser mais severos e profundos do que deveriam”. Assim, como um “clássico populista, ele prospera na política de divisão. O Brasil já é um país profundamente polarizado, onde as teorias da conspiração são abundantes. As mortes e o desemprego causados pela COVID-19 são exacerbados pela liderança do Sr. Bolsonaro. Mas, perversamente, a saúde e o desastre econômico poderiam criar um ambiente ainda mais hospitaleiro para a política do medo e do desarrazoado.”

Perguntado sobre a imagem cada dia pior do país lá fora, Bolsonaro disse que a mídia internacional é de esquerda, o que deve ter provocado risos entre os diretores do FT.

Já o The Guardian escreveu sobre a proibição da entrada nos EUA de não americanos que venham ou tenham passado pelo Brasil. Segundo a matéria, o presidente e seus apoiadores praticamente romperam com toda a comunidade internacional em nome de um norte-americanismo incondicional. Mesmo batendo a cara na porta.

Ontem, a CNN norte-americana reportou a “horripilante realidade” enfrentada pelos profissionais de saúde brasileiros.

 

ClimaInfo, 26 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)