Produção de carne bovina no Brasil já sente efeitos da pandemia

pandemia frigoríficos Brasil

A disseminação do novo coronavírus nos frigoríficos do Brasil aumentou nas últimas semanas, refletindo a escalada da pandemia no país e as falhas de procedimento que facilitaram a proliferação da doença nesses ambientes.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) determinou a interdição de um abatedouro de bovinos da JBS em São Miguel do Guaporé (RO). De acordo com os promotores, mais de 60% dos casos de COVID-19 nesse município acometem funcionários da unidade. Matéria do Valor destaca também problemas em unidades da Minerva Foods em Araguaína (TO) e da Marfrig em Várzea Grande (MT), que tiveram que adequar sua operação dentro das orientações das autoridades sanitárias e reduzir sua capacidade de operação.

No Sul do Brasil, região que enfrenta problemas de contaminação em frigoríficos desde o começo do mês, a situação também é delicada. Em Santa Catarina, um frigorífico da BRF e outro da JBS se tornaram polos de contaminação, sendo responsáveis por metade dos casos confirmados em municípios da região do Alto Uruguai, no oeste do estado. Ouvido pelo UOL, o prefeito de Ipira, Emerson Ari Reichert, disse que a operação dos frigoríficos, que não paralisaram durante a quarentena por realizarem atividades essenciais, acabou contribuindo para a disseminação do coronavírus na região.

Já no Rio Grande do Sul, mais da metade dos surtos de COVID-19 investigados no estado está localizada em frigoríficos. De acordo com o governo gaúcho, dos 44 focos identificados até 4a feira (27/5), 23 estavam em abatedouros.

 

ClimaInfo, 29 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)