FMI: mercados não estão prestando atenção à crise climática

FMI crise climática

Para o Fundo Monetário Internacional (FMI), as empresas não podem mais ignorar sua exposição ao risco climático em seus relatórios para investidores. Por essa razão, o órgão defende que esse tipo de risco seja incorporado de forma obrigatória nos padrões internacionais de relato corporativo, informa o The Guardian.

Na semana passada, o FMI apresentou um novo capítulo de seu relatório sobre estabilidade financeira internacional, no qual afirma que “divulgações obrigatórias globais sobre os riscos materiais das mudanças climáticas seriam um passo importante para sustentar a estabilidade financeira”. No curto prazo, ela se basearia em princípios internacionalmente padronizados. Já no longo prazo, as normas de divulgação dos riscos climáticos poderiam ser incorporadas nas demonstrações financeiras, em conformidade com as normas internacionais de relato financeiro.

De acordo com o Financial Times, a preocupação de investidores e acionistas internacionais com a crise climática vem escalando, mesmo no contexto da pandemia. Em companhias como JPMorgan e Rio Tinto, acionistas questionaram gestores em reuniões recentes sobre a situação dos negócios com relação aos seus riscos climáticos e investimentos e projetos em fontes fósseis de energia.

Enquanto isso, algumas companhias insistem em fechar os olhos para a crise climática. Por exemplo, o Washington Post dá destaque ao descarte de metas de longo prazo para a neutralização das suas emissões de carbono feito pela ExxonMobil, indo contra a tendência observada em outras companhias do setor de petróleo e gás. O CEO da gigante norte-americana, Darren Woods, disse a investidores na 4ª feira passada (27/5) que é responsabilidade dos consumidores e dos governos por eles eleitos o estabelecimento de datas e metas para a redução de emissões, e não das empresas.

 

ClimaInfo, 1º de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)