Os caminhos para um “Green New Deal” global

31 de maio de 2020

A crise econômica global causada pela pandemia de COVID-19 reaqueceu os debates em torno de um “Green New Deal”, um projeto de desenvolvimento pautado na ação climática, na construção de capacidade e resiliência para se enfrentar a crise do clima e na transição acelerada para fontes energéticas mais limpas.

Politicamente, isso reverberou na União Europeia, que colocou a questão climática no coração de seu projeto de recuperação econômica pós-pandemia. Já nos Estados Unidos, ainda que Donald Trump esteja distante dessa conversa, a oposição democrata está sensível e tenta oferecer um caminho alternativo na linha do Green New Deal. Mas como isso pode se desdobrar em outros países?

Na BBC, Justin Rowlatt explora essa questão e aponta alguns caminhos nos quais a recuperação verde promovida por europeus e norte-americanos pode influenciar outros países e regiões do mundo no mesmo sentido. A grande dúvida está na China, epicentro inicial da pandemia: o governo comunista chinês vem flexibilizando regras e facilitando investimentos em projetos de carvão como caminho mais rápido para reaquecer a economia do país. Ao mesmo tempo, as tensões geopolíticas com os EUA de Trump reforçam o receio de Pequim em avançar com metas e ações climáticas mais ambiciosas.

 

ClimaInfo, 1º de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar