Pandemia atinge mais de 70 Etnias Indígenas no Brasil

31 de maio de 2020

Com a proliferação da COVID-19 na região amazônica, diversas comunidades indígenas adotaram medidas próprias para impedir a chegada da pandemia ou diminuir sua velocidade de contaminação, como barreiras sanitárias. No entanto, o órgão oficial que deveria zelar pela proteção dos Povos Indígenas brasileiros faz exatamente o contrário: criminaliza a autoproteção das comunidades e não destina recursos garantidos em orçamento para o combate à COVID-19.

O Conselho Indigenista Missionário (CIMI) denunciou que a Funai havia gasto, até 22/4, pouco mais de R$ 1 milhão dos R$ 10,8 milhões enviados pelo governo federal para proteção de aldeias. O valor gasto àquela altura foi usado para a compra de caminhonetes. A Funai também não apresentou nenhum plano emergencial nem um calendário para distribuição de cestas básicas e atenção social.

Enquanto o governo federal se faz de desentendido, o coronavírus segue clamando por novas vítimas entre os Povos Indígenas. Casos de contaminação em aldeias já atingiram os nove estados da Amazônia Legal, sendo que 159 indígenas morreram por COVID-19 até a semana passada, com 1.604 infectados de 75 etnias diferentes, de acordo com dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).

O impacto da pandemia nas comunidades indígenas da Amazônia foi lembrado ontem (31/5) pelo Papa Francisco em sua primeira bênção presencial na Praça de São Pedro, no Vaticano, depois de três meses de quarentena. O pontífice expressou preocupação com a situação dramática de muitas aldeias e pediu que os fiéis católicos rezassem e ajudassem essas comunidades na medida do possível.

Em tempo: Vale a pena ouvir o Diálogos da USP #20, que discutiu a situação e a invisibilidade dos indígenas na pandemia, tanto nas aldeias como na periferias das cidades do Brasil. Com a participação de Sonia Guajajara (APIB), Marcos Wesley de Oliveira (Instituto Socioambiental) e Marta Rosa Amoroso (Centro de Estudos Ameríndios da USP).

 

ClimaInfo, 1º de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar