Pandemia prejudica agricultura familiar no Brasil

pandemia agricultura familiar

A queda na atividade econômica causada pela pandemia de COVID-19 no Brasil tem sido cruel com os agricultores familiares, que se viram repentinamente desprovidos de mercado para escoar sua produção e sem ajuda governamental para atravessar o período de quarentena.

Mais de 18 milhões de brasileiros se encontram nessa situação, sendo que muitos não têm sequer condição financeira para chegar ao final deste mês.

Na Deutsche Welle, Nádia Pontes conta o drama de alguns desses agricultores e como isso pode impactar a alimentação dos brasileiros, já que a maior parte dos produtos que chegam às mesas do país é produzida pela agricultura de pequeno porte.

“Se o produtor não consegue comercializar seus produtos e escoar, ele não vai conseguir produzir para os próximos anos nem ter recurso para investir na produção”, alerta Marcelo Fukugana, coordenador da Cooperativa Central Vale do Ribeira, no sul de São Paulo. “Se não houver nenhum tipo de apoio de política pública, vamos sofrer de desabastecimento por conta da falta de estímulo para o pequeno produzir”.

Além da falta de apoio governamental para manter os negócios, os agricultores familiares sofrem com dificuldades de acesso à ajuda emergencial que vem sendo destinada pelo governo federal para famílias de baixa renda no Brasil. A categoria ficou de fora do programa federal depois de veto do presidente Jair Bolsonaro a um trecho específico que estendia o apoio financeiro a trabalhadores afetados pela pandemia. Sem esse recurso extra, muitas famílias podem sofrer com a insegurança alimentar.

 

ClimaInfo, 2 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)