Câmara dos EUA veta possibilidade de acordo comercial com Brasil por conta da política ambiental

8 de junho de 2020

A política ambiental do governo Bolsonaro segue dificultando a vida do comércio exterior brasileiro. Na semana passada, parlamentares nos Estados Unidos e Holanda sinalizaram que não aceitarão que seus governos firmem acordos comerciais com o Brasil por conta do risco ambiental do país. Para um governo que tinha como prioridade a abertura comercial, essas notícias são bastante desagradáveis.

“Foi a primeira vez que o Brasil conscientemente se colocou como o vilão da história. É curioso que o Brasil, que está querendo se abrir economicamente, esteja dando um cavalo-de-pau na política ambiental, pois é um custo que será pago na área comercial”, comenta Eduardo Mello, da Escola de Relações Internacionais da FGV, a Gabriel Shinohara n’O Globo. O jornalista também ouviu o ex-ministro Rubens Ricupero, que reforçou que a declaração formal do Comitê de Assuntos Tributários (Ways and Means Committee), o mais poderoso da Câmara dos Representantes dos EUA para assuntos comerciais, “praticamente liquida” as chances de um acordo com o Brasil. “Na situação que está aqui nessa área de meio ambiente, cada vez vai ser mais difícil encontrar parceiros expressivos que queiram negociar com o Brasil”, alerta Ricupero.

“Um governo que tem o projeto de reduzir proteção ambiental, que estimula o aumento do desmatamento, provocará prejuízos à nação que vão além do comércio. Vai destruir patrimônio natural, com o impacto em perda de solo e água. Vai provocar o fechamento de mercados, e o país deixará de ser visto como um bom local para investimentos”, escreve Míriam Leitão, também n’O Globo.

 

ClimaInfo, 8 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar