Ministério Público e sociedade civil entram na Justiça contra o ministério do meio ambiente

8 de junho de 2020

Uma coalizão de organizações sociais, procuradores do Ministério Público e partidos políticos ingressou na sexta passada (5/6) com três ações no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministério do meio ambiente e seu titular, Ricardo Salles.

As ações se baseiam em documentos reunidos pelo Observatório do Clima (OC) que apontam para o descumprimento da legislação ambiental por parte de Salles e de seus auxiliares em duas situações específicas: exportação de madeira sem fiscalização e congelamento dos Fundos Amazônia e Clima.

Das três ações apresentadas no STF, a primeira é uma ação civil pública contra a União e o Ibama por conta da questão da exportação de madeira, e as demais são ações diretas de inconstitucionalidade (ADIN) exigindo a retomada dos Fundos Amazônia e Clima. Folha e Estadão destacaram esta ofensiva judicial contra o governo federal.

Enquanto isso, o ministro Ricardo Salles foi alvo de um novo pedido de impeachment apresentado pelo coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista no Congresso Nacional, o deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP). O pedido, que é subscrito por outros quatro ex-coordenadores dessa mesma Frente, acusa Salles de cometer crime de responsabilidade ao enfraquecer a política ambiental brasileira, o que atentaria contra o meio ambiente do país. Na paralela, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deu prosseguimento a outro pedido de impeachment contra Salles, com a instauração de uma “notícia de fato”, que significa que os procuradores entendem que os fatos apontados na denúncia – a polemica fala de Salles na reunião ministerial de 22 de abril – podem configurar ato ilícito e merecem averiguação.

 

ClimaInfo, 8 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar