Um Dia Mundial dos Oceanos sem motivos para celebração

9 de junho de 2020

O Dia Mundial dos Oceanos celebrado ontem (8/6) não trouxe boas notícias.

No Guardian, o destaque é o alerta de conservacionistas sobre um efeito colateral da pandemia que pode contribuir para a piora da qualidade de vida dos ecossistemas marinhos: a poluição por plástico. Mergulhadores já encontram “lixo da COVID”, como máscaras e luvas de plástico usadas, misturado com outros resíduos no Mar Mediterrâneo. À medida em que o consumo desse tipo de material aumenta por conta da pandemia, o temor é que seu descarte inadequado resulte em toneladas adicionais de plástico nos oceanos.

Já a Bloomberg Green fala de um efeito colateral político da pandemia que pode prejudicar a conservação dos oceanos. Antes da COVID-19 aparecer, esperava-se que reuniões importantes como a Conferência do Clima de Glasgow (COP26) e a negociação de um novo tratado marítimo para gestão de mares internacionais ajudassem a inserir a conservação marítima dentro da agenda política dos governos. Com o adiamento desses encontros e a emergência do problema da recuperação econômica pós-pandemia, essa esperança pode se esvair e levar consigo o que poderia ter sido a última oportunidade para que os países pudessem agir.

 

ClimaInfo, 9 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar