França investe 1,5 bilhão de euros em aeronave carbono-neutra

carbono

Na semana passada, o governo francês anunciou cerca de 1,5 bilhão de euros em investimentos nos próximos três anos para o desenvolvimento de aeronaves “neutras” em emissões de carbono, com objetivo de viabilizar comercialmente essa tecnologia na aviação civil a partir de 2035. A medida faz parte do pacote de incentivos do país para ajuda ao setor aéreo, um dos mais afetados pelos efeitos econômicos da pandemia. De acordo com o ministro francês das finanças, Bruno Le Maire, os recursos financiarão tecnologias que ajudem a reduzir o consumo de combustível fóssil por aeronaves e a criar aviões elétricos ou híbridos.

O objetivo do governo francês é ajudar a indústria aeroespacial do país a dar um salto tecnológico que permita ter vantagem competitiva em uma realidade com emissões de carbono cada vez mais reduzidas. Para o banco Morgan Stanley, isso faz sentido, especialmente à medida em que os consumidores nos principais mercados globais se tornam mais exigentes com relação aos impactos ambientais de suas viagens aéreas. De acordo com relatório recente da instituição, as companhias aéreas engajadas em neutralizar as emissões de suas atividades podem ganhar cada vez mais participação nas próximas décadas.

Em tempo: A Alemanha está discutindo incluir em seu pacote de estímulo econômico um programa para apoiar a expansão da infraestrutura para veículos elétricos. De acordo com a Reuters, o governo alemão pretende destinar cerca de 500 milhões de euros para esse programa, com foco na implantação de pontos públicos e particulares de recarga para os veículos nas principais cidades do país. O governo alemão discute também destinar mais de 1,5 bilhão de euros para ampliar a produção de baterias e outros 500 milhões para pesquisa e desenvolvimento na área.

 

ClimaInfo, 15 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)