Governo Bolsonaro dá “sinais contraditórios” sobre desmatamento da Amazônia

governo

Com os números do desmatamento em alta, o governo federal deve apresentar nos próximos dias mais detalhes do novo plano de combate à destruição florestal. O novo plano vem sendo desenhado pela equipe do vice-presidente Hamilton Mourão, que também chefia o Conselho da Amazônia na gestão Bolsonaro, e tem como foco não apenas ações de combate ao desmatamento ilegal, mas também medidas que incentivem e facilitem investimentos em projetos sustentáveis na região.

No Valor, Daniela Chiaretti relata que, em termos gerais, o plano de Mourão é interessante, ainda que careça de metas, datas e recursos mais detalhados. O problema é que, considerando o desprestígio brutal que o Brasil sofre na seara ambiental sob a gestão Bolsonaro, não é possível acreditar que o governo tenha realmente a intenção de transformar as bonitas palavras que estão no papel em medidas efetivas de combate ao desmatamento criminoso.

Nessa linha, o cientista Ricardo Galvão, ex-diretor do INPE, reforça a desconfiança sobre a real intenção do governo federal em combater a destruição da floresta. Mesmo ações recentes, como a Operação Verde Brasil 2, não são capazes de compensar inúmeras outras medidas e declarações do presidente Jair Bolsonaro que foram no sentido contrário.

Em tempo: Na Folha, Fabiano Maisonnave entrevistou o novo coordenador da 4ª Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (MPF), o subprocurador-geral da República Juliano Baiocchi Villa-Verde de Carvalho. A indicação de Baiocchi provocou reações de procuradores com experiência na área ambiental por conta da proximidade dele com o procurador-geral da República, Augusto Aras, e seu discurso em favor de “destravar” a economia – um neologismo frequente usado para defender desregulamentação ambiental.

Na conversa, Baiocchi assinala que o desmatamento na Amazônia é resultado de fatores como a “ganância de criminosos”, os “fenômenos da natureza” e a “diminuta capacidade dos órgãos de controle e fiscalização frente à escassez mundial de recursos naturais”, mas – como bem lembra Maisonnave – não menciona as declarações do presidente Jair Bolsonaro e as decisões tomadas por seu ministro do meio ambiente, Ricardo Salles.

 

ClimaInfo, 15 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)