Brasil lidera avanço de energias renováveis na América Latina

renováveis America Latina

Em 2019, o mundo acrescentou cerca de 200 GW de fontes renováveis à sua matriz energética, sendo 57% (115 GW) solares. Na América Latina, o Brasil foi o principal motor do crescimento das renováveis, especialmente da energia solar, com a instalação de 2,1 GW. Os dados são do novo relatório da rede REN21, que acompanha a evolução das fontes renováveis ao redor do mundo.

De acordo com a REN21, a capacidade instalada de geração de energia solar cresceu 12% em relação a 2018, atingindo 627 GW. Entre os motivos para isso, destacam-se tanto projetos de grande escala como também de geração distribuída em residências e empresas.

O Brasil terminou 2019 com 4,5 GW de capacidade solar instalada, um acréscimo de 2,1 GW só no ano passado, puxado pelo crescimento no segmento de geração distribuída. Assim, a fonte solar fotovoltaica foi a que mais cresceu na matriz elétrica brasileira em 2019, com avanço de 88%, acompanhada bem atrás pela fonte eólica (7%) e hidrelétrica (5%).

Em tempo: No segmento eólico, a Bahia vem ganhando destaque no mercado brasileiro. Entre janeiro e abril deste ano, o estado gerou 31% da energia eólica produzida no país. O estado possui 170 parques eólicos em operação hoje, com mais de 1,3 mil aerogeradores e capacidade instalada de 4,1 GW. De acordo com o governo baiano, outros 38 parques estão em construção e, junto com 86 novos projetos ainda em fase inicial, promete gerar mais de 53 mil empregos.

 

ClimaInfo, 18 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)