Especialistas prevêem desmatamento 50% maior na Amazônia em 2020

desmatamento

A devastação ambiental na Amazônia deve continuar crescendo nos próximos meses. Pior, no agregado do ano o desmatamento pode ser até 50% mais alto que o registrado no ano passado. O alerta foi dado por especialistas na quarta-feira (17/6), durante um encontro virtual da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional.

Se as previsões se confirmarem, podemos fechar 2020 com 15 mil km2 desmatados na Amazônia, contra 10 mil km2 em 2019. Tudo isso mesmo com uma missão de GLO em vigor neste momento na região, focada especificamente em coibir a destruição ilegal da floresta.

Como explica Suely Araújo, do Observatório do Clima (OC), esse tipo de operação é ineficiente e acaba custando muito mais que o orçamento inteiro do Ibama, e para ações pontuais que não têm repercussão geral no enfrentamento do problema. “Você não vai para campo para resolver uma serraria, duas serrarias; você vai para campo para desestruturar uma cadeia de ilícitos ambientais na região. Isso impõe planejamento prévio, às vezes de meses para as grandes operações”, disse Araújo, que foi presidente do Ibama até o começo do governo Bolsonaro.

Para o deputado Rodrigo Agostinho, um dos coordenadores da Frente, os parlamentares precisam buscar articular as ações de combate ao desmatamento e de proteção ambiental no nível dos estados e municípios, já que o governo federal segue sendo pouco cooperativo no tema.

“Se a gente não tem uma ação mais forte por parte do governo federal, uma estratégia importantíssima é trabalhar com os estados, criar constrangimentos dos municípios que são os líderes do desmatamento, deste ranking do terror”, disse Agostinho.

 

ClimaInfo, 19 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)