Estudo associa mudança do clima com intensificação de riscos à gravidez 

22 de junho de 2020

Um estudo inédito mostrou que as mulheres grávidas expostas a temperaturas ou nível de poluição altos têm maior probabilidade de ter filhos prematuros, com baixo peso ou natimortos. A vulnerabilidade social de grupos marginalizados, como negros, que possuem exposição maior a esses riscos e sofrem com falta de acesso a serviços de saúde de qualidade, faz com que a incidência de problemas de gestação associados a esses fatores seja ainda maior.

Publicada na JAMA Network Open, do Journal of American Medical Association, a pesquisa analisou dados de mais de 32 milhões de nascimentos nos EUA e traz as evidências mais abrangentes até agora sobre a relação entre mudança do clima e danos no desenvolvimento de fetos humanos.

De acordo com a análise, temperatura mais altas, com ondas de calor mais frequentes e intensas, estão associadas a partos mais prematuros, com risco aumentado de 8,6% a 21%. Cada aumento de 1oC de temperatura na semana anterior ao parto corresponde a uma probabilidade 6% maior de que o bebê não sobreviva ao parto, especialmente na primavera e no verão.

No que diz respeito à poluição do ar, a pesquisa identificou relação entre níveis mais altos de concentração de poluentes com nascimento prematuros, baixo peso ao nascer e natimortos. Uma exposição prolongada à poluição do ar durante o último trimestre da gravidez foi associada a um aumento de 42% no risco de natimortos.

 

ClimaInfo, 22 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar