Exército infla dados sobre o combate ao desmatamento na Amazônia

Exército

Os resultados do 1º mês da Operação Verde Brasil 2 (GLO) que tem mobilizado o Exército para combater o desmatamento e as queimadas na Amazônia foram “inflados” no balanço do programa, que embutiu dados de ações do Ibama e de secretarias estaduais de meio ambiente sem conexão com os militares.

Como informa André Borges no Estadão, o balanço divulgado pelo Ministério da Defesa menciona a destruição de 104 tratores de esteira, escavadeiras e máquinas agrícolas. No entanto, quando questionada pelos termos de destruição destes itens, a pasta informou que, na realidade, foram destruídos apenas 27 equipamentos desse tipo. Outro exemplo: o balanço da GLO informa que 14 mil metros cúbicos de madeira foram apreendidos. A reportagem pediu os termos de apreensão dessa madeira e onde ela estaria depositada, mas a Defesa não ofereceu qualquer informação.

A matéria destaca também a diferença no custo-efetividade da GLO, que está orçada em mais de R$ 60 milhões: a operação realizada pelo Ibama na Terra Indígena Ituna-Itatá (PA), em abril passado, teve o custo total de R$ 1,3 milhão. Como resultado, o território saiu da posição de região mais desmatada em 2019 para desmatamento zero a partir de março de 2020. Enquanto isso, mesmo com o investimento massivo da Verde Brasil 2, o desmatamento na Amazônia seguiu crescendo em maio, completando 13 meses consecutivos de alta.

Em tempo: no sábado (20/6), o Jornal Nacional informou que a Polícia Militar de Rondônia suspendeu o apoio a operações de combate ao desmatamento, alegando “exposição das guarnições policiais militares a riscos desnecessários, decorrentes da revolta da população circunvizinha às inutilizações e daqueles que veem seus bens destruídos pelo fogo”. A atuação dos policiais militares é fundamental para que agentes do Ibama e de outros órgãos ambientais possam realizar operações contra crimes ambientais na floresta. Questionado pela matéria, o comando da PM do estado afirmou que as ações devem ser retomadas ainda nesta semana.

 

ClimaInfo, 22 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)