Antártica perdeu 1 milhão de km2 de gelo em cinco anos

Antártica

Novos dados publicados por pesquisadores britânicos mostram que a Antártica perdeu o equivalente a um milhão de quilômetros quadrados – uma área da ordem de duas vezes a do estado de Minas Gerais – nos últimos cinco anos na região do Mar de Weddell.

O estudo analisou relatórios meteorológicos da região entre 1978 e 2019 e identificou que, a partir de 2016, mudanças no regime de ventos causaram uma rachadura nas plataformas de gelo, o que permitiu a emergência de um fio d’água na superfície. Durante a temporada quente, essa água absorveu energia suficiente para manter o fluxo correndo, mesmo durante a temporada mais fria. Junto com outros fenômenos climáticos, como tempestades que trouxeram ar quente para a região polar, o processo de degelo se intensificou.

De acordo com Eugene Murphy, um cientistas envolvidos no estudo, “o declínio dramático do gelo no Mar de Weddell pode ter impactos significativos em todo o ecossistema marinho [local]. Entender esses impactos mais amplos é de importância fundamental, especialmente se o declínio da área do mar congelada continuar”.

 

ClimaInfo, 23 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)