Conselho de Cidadãos pede a Macron referendo sobre qualificação do crime de destruição da natureza na França

Conselho de Cidadãos

Um conselho de cidadãos do governo da França pediu a Macron que realize um referendo com o objetivo de consultar a população francesa sobre a tipificação da destruição da natureza como um crime no ordenamento jurídico do país.

A proposta em torno do “ecocídio” foi discutida pelo Conselho dos Cidadãos sobre o Clima, uma das instâncias criadas por Macron no começo de 2019 na esteira dos protestos populares contra uma taxa que o governo francês queria impor sobre combustíveis fósseis. De acordo com a proposta, ecocídio seria “qualquer ação que tenha causado sérios danos ecológicos, que contribua para a superação dos limites planetários, cometida com conhecimento das consequências que resultariam dela e, que não poderiam ser ignoradas”. Esse crime seria punido com 20 anos de prisão e multa de 10 milhões de euros.

Nos últimos meses, o Parlamento francês discutiu a inclusão do ecocídio no direito penal do país, mas essas propostas não avançaram por divergências na definição do conceito de ecocídio.

 

ClimaInfo, 23 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)