Agricultura em alerta com aproximação de “nuvem de gafanhotos” no sul do Brasil

nuvem de gafanhotos Brasil

Uma nuvem de gafanhotos está avançando na Argentina em direção à fronteira com o Brasil, o que colocou o governo federal em alerta para eventuais problemas que a praga possa causar nas lavouras.

O ministério da Agricultura está monitorando a situação e emitiu alerta para suas superintendências locais, com orientações e eventuais medidas de controle caso os gafanhotos cheguem ao Brasil.

Os gafanhotos são da espécie Schistocerca cancelatta e teriam se originado no Paraguai e atualmente passam pelas províncias de Formosa e Chaco, na Argentina, onde destruíram lavouras de milho. Especialistas afirmam que a nuvem de gafanhotos provavelmente seguirá na direção do Uruguai, mas alertam que o Rio Grande do Sul pode ser atingido.

Em uma área no norte da Argentina, a “nuvem” de gafanhotos chegou a 10 quilômetros quadrados. Um quilômetro quadrado comporta ao menos 40 milhões destes insetos. Em um dia, eles podem comer pastagens capazes de alimentar 2 mil vacas. A praga não é registrada no Brasil desde meados dos anos 1940.

 

ClimaInfo, 25 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)