Agricultura em alerta com aproximação de “nuvem de gafanhotos” no sul do Brasil

24 de junho de 2020

Uma nuvem de gafanhotos está avançando na Argentina em direção à fronteira com o Brasil, o que colocou o governo federal em alerta para eventuais problemas que a praga possa causar nas lavouras.

O ministério da Agricultura está monitorando a situação e emitiu alerta para suas superintendências locais, com orientações e eventuais medidas de controle caso os gafanhotos cheguem ao Brasil.

Os gafanhotos são da espécie Schistocerca cancelatta e teriam se originado no Paraguai e atualmente passam pelas províncias de Formosa e Chaco, na Argentina, onde destruíram lavouras de milho. Especialistas afirmam que a nuvem de gafanhotos provavelmente seguirá na direção do Uruguai, mas alertam que o Rio Grande do Sul pode ser atingido.

Em uma área no norte da Argentina, a “nuvem” de gafanhotos chegou a 10 quilômetros quadrados. Um quilômetro quadrado comporta ao menos 40 milhões destes insetos. Em um dia, eles podem comer pastagens capazes de alimentar 2 mil vacas. A praga não é registrada no Brasil desde meados dos anos 1940.

 

ClimaInfo, 25 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar