Nuvem gigante de poeira do Saara atinge o Caribe

nuvem de poeira saara caribe

O céu azul do Caribe está sendo coberto nos últimos dias por uma grossa nuvem de poeira vinda do deserto do Saara, do outro lado do Oceano Atlântico. Apesar do fenômeno ser normal, ele não acontece na dimensão que está sendo observada atualmente nas ilhas da região. Segundo meteorologistas, a poeira deste ano é a mais densa já registrada em meio século.

No final de semana, a nuvem de poeira se deslocou para o leste do Caribe, atingindo as ilhas de Hispaniola, Jamaica, Porto Rico e Cuba, e está avançando para o oeste e para a América Central, bem como para o sul dos Estados Unidos.

A nuvem de poeira é resultado de um processo natural no qual uma massa de ar seco e carregada de partículas de areia se forma sobre o Saara no final da primavera, no verão e no começo do outono do hemisfério norte, e geralmente se desloca em direção oeste sobre o Atlântico. No entanto, o fenômeno costuma ter curta duração, de cerca de uma semana. Desta vez, a presença de ventos mais suaves permitiu que a nuvem fosse carregada até áreas mais distantes e em volumes acima do normal.

 

ClimaInfo, 25 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)