Manchas de óleo reaparecem no litoral nordestino

óleo no nordeste pandemia

No último final de semana, praias de Pernambuco e Alagoas foram atingidas por resíduos de óleo que podem estar relacionados com o grande vazamento de meados do ano passado e que contaminou milhares de quilômetros de praias no Nordeste e no Sudeste. De acordo com órgãos ambientais, o material encontrado nos últimos dias estava sedimentado no fundo do mar ou preso em corais e pode ter sido levado por ondas mais fortes.

Além das manchas, fardos de borracha de origem desconhecida também apareceram em uma praia em Maceió (AL), de aparência similar àqueles encontrados no ano passado no litoral nordestino.

Organizações que monitoram o litoral do Nordeste estão preocupadas com as novas manchas. Primeiro, é necessário ter certeza de que este óleo é do mesmo tipo daquele encontrado em 2019 e não de um novo vazamento na região. E, segundo, como o meio ambiente ainda não se recuperou do derramamento do ano passado, pode ser que as novas manchas causem ainda mais danos e dificultem o processo de descontaminação das áreas afetadas – um trabalho que foi bastante prejudicado nos últimos meses por causa da pandemia.

Folha, UOL, G1, CNN Brasil e Jornal do Comércio deram destaque ao aparecimento das novas manchas de óleo no Nordeste.

 

ClimaInfo, 25 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)