Negacionismo climático à prova de fact-checking no Facebook

Facebook

O Facebook segue tendo problemas para conter a proliferação de informações distorcidas e mentirosas em seus posts. Pior, o app tem facilitado a vida de quem espalha estas falsidades, criando uma brecha em seu sistema de fact-checking que tem permitido a postagem e a promoção de conteúdo tendencioso sob a categoria de “opinião”.

No ano passado, a rede de Zuckerberg tinha se associado a uma organização científica, a Science Feedback, para analisar a acurácia dos conteúdos viralizados. No entanto, a pedido da CO2 Coalition, uma das organizações negacionistas que teve uma postagem considerada “falsa”, um funcionário do Facebook reverteu a decisão e permitiu que o post fosse promovido dentro da rede como manifestação de opinião.

A brecha é extremamente valiosa para os grupos negacionistas, que perdem espaço cada vez mais nos veículos tradicionais, mesmo entre aqueles tradicionalmente mais céticos com relação à mudança do clima. A partir da promoção de conteúdo no Facebook, eles conseguem atingir um público maior e mais variado.

 

ClimaInfo, 26 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)