O Facebook segue tendo problemas para conter a proliferação de informações distorcidas e mentirosas em seus posts. Pior, o app tem facilitado a vida de quem espalha estas falsidades, criando uma brecha em seu sistema de fact-checking que tem permitido a postagem e a promoção de conteúdo tendencioso sob a categoria de “opinião”.
No ano passado, a rede de Zuckerberg tinha se associado a uma organização científica, a Science Feedback, para analisar a acurácia dos conteúdos viralizados. No entanto, a pedido da CO2 Coalition, uma das organizações negacionistas que teve uma postagem considerada “falsa”, um funcionário do Facebook reverteu a decisão e permitiu que o post fosse promovido dentro da rede como manifestação de opinião.
A brecha é extremamente valiosa para os grupos negacionistas, que perdem espaço cada vez mais nos veículos tradicionais, mesmo entre aqueles tradicionalmente mais céticos com relação à mudança do clima. A partir da promoção de conteúdo no Facebook, eles conseguem atingir um público maior e mais variado.
ClimaInfo, 26 de junho de 2020.
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