Negacionismo climático à prova de fact-checking no Facebook

25 de junho de 2020

O Facebook segue tendo problemas para conter a proliferação de informações distorcidas e mentirosas em seus posts. Pior, o app tem facilitado a vida de quem espalha estas falsidades, criando uma brecha em seu sistema de fact-checking que tem permitido a postagem e a promoção de conteúdo tendencioso sob a categoria de “opinião”.

No ano passado, a rede de Zuckerberg tinha se associado a uma organização científica, a Science Feedback, para analisar a acurácia dos conteúdos viralizados. No entanto, a pedido da CO2 Coalition, uma das organizações negacionistas que teve uma postagem considerada “falsa”, um funcionário do Facebook reverteu a decisão e permitiu que o post fosse promovido dentro da rede como manifestação de opinião.

A brecha é extremamente valiosa para os grupos negacionistas, que perdem espaço cada vez mais nos veículos tradicionais, mesmo entre aqueles tradicionalmente mais céticos com relação à mudança do clima. A partir da promoção de conteúdo no Facebook, eles conseguem atingir um público maior e mais variado.

 

ClimaInfo, 26 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar