72% do garimpo na Amazônia acontece em “áreas protegidas”

26 de junho de 2020

Dados do sistema de monitoramento DETER-INPE indicam que, de janeiro e abril de 2020, 72% do garimpo realizado na Amazônia aconteceu em áreas legalmente protegidas, como Unidades de Conservação (UC) e Terras Indígenas (TI). A atividade ilegal custou no total a perda de mais de 1,3 mil hectares de floresta no período.

A destruição causada pelo garimpo ilegal na Amazônia foi documentada pelo Greenpeace em diversas áreas protegidas, como as TIs Munduruku e Sai Cinza, no Pará, que totalizam 60% dos alertas de desmatamento para garimpo na região em 2020. Só na TI Munduruku, imagens de satélite mostram um aumento de 58% no desmatamento associado ao garimpo nos primeiros quatro meses deste ano. A situação também é precária na TI Yanomami, bastante atingida pela pandemia de COVID-19. A presença de mais de 20 mil garimpeiros na região vem servindo como vetor de contágio para as aldeias. Entre as UCs, o Greenpeace identificou focos mais intensos de garimpo ilegal em duas unidades, também no Pará: a Floresta Nacional (FLONA) de Altamira e o Parque Nacional (PARNA) do Jamanxim.

“Infelizmente, o que os dados e as imagens aéreas explicitam é que o garimpo é um  determinante vetor de destruição de áreas que, por lei, deveriam ser de proteção da floresta e de seus povos na Amazônia”, alerta Carol Marçal, do Greenpeace Brasil. “Considerando que os garimpeiros são potenciais transmissores da COVID-19 para os indígenas, se medidas urgentes não forem tomadas, a realidade será catastrófica na região”.

O levantamento feito pelo Greenpeace Brasil foi destaque na Folha.

 

ClimaInfo, 26 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar