Desmatamento na Amazônia prejudica produtividade do milho

30 de junho de 2020

A devastação da Amazônia e do Cerrado está prejudicando a produtividade regional do milho, segundo evidências encontradas por um novo estudo publicado na revista Nature Sustainability.

De acordo com o paper, o desmatamento de ⅕ da Amazônia brasileira e de metade do Cerrado nos últimos 50 anos tornou a região mais quente, o que reduziu a produtividade do milho ao longo do tempo.

“A paisagem está ficando muito mais quente do que deveria”, disse Stephanie Spera, cientista da Universidade de Richmond (EUA) e uma das autoras do estudo, para a Reuters. “Estamos mexendo tanto com o sistema que podemos acabar não conseguindo mais fazer agricultura, especificamente milho”.

O Brasil é atualmente o 2º maior exportador mundial de milho, atrás apenas dos EUA. No Centro-Oeste, os produtores costumam aproveitar a lavoura entre as safras de soja (colhidas no verão) para plantar milho (a partir de janeiro e fevereiro). O clima mais quente afetou a produtividade, reduzindo-a entre 5% a 10% na maior parte do Mato Grosso, principal produtor do país.

 

ClimaInfo, 01 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar