Desmatamento na Amazônia prejudica produtividade do milho

produtividade milho

A devastação da Amazônia e do Cerrado está prejudicando a produtividade regional do milho, segundo evidências encontradas por um novo estudo publicado na revista Nature Sustainability.

De acordo com o paper, o desmatamento de ⅕ da Amazônia brasileira e de metade do Cerrado nos últimos 50 anos tornou a região mais quente, o que reduziu a produtividade do milho ao longo do tempo.

“A paisagem está ficando muito mais quente do que deveria”, disse Stephanie Spera, cientista da Universidade de Richmond (EUA) e uma das autoras do estudo, para a Reuters. “Estamos mexendo tanto com o sistema que podemos acabar não conseguindo mais fazer agricultura, especificamente milho”.

O Brasil é atualmente o 2º maior exportador mundial de milho, atrás apenas dos EUA. No Centro-Oeste, os produtores costumam aproveitar a lavoura entre as safras de soja (colhidas no verão) para plantar milho (a partir de janeiro e fevereiro). O clima mais quente afetou a produtividade, reduzindo-a entre 5% a 10% na maior parte do Mato Grosso, principal produtor do país.

 

ClimaInfo, 01 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)