Entidades apontam falhas no monitoramento da cadeia da carne pelos supermercados

30 de junho de 2020

A preocupação internacional com os impactos ambientais causados pelas commodities do agronegócio brasileiro tem ganhado manchetes em todo o mundo. No entanto, parte expressiva dos produtos associados a crimes ambientais no país não é consumida no exterior, mas sim no Brasil, onde a preocupação com monitoramento de cadeias produtivas de carne bovina e de soja é menos intensa que na Europa ou nos EUA.

Matéria da Repórter Brasil informa que as principais redes de supermercado do país – Carrefour, Grupo Pão de Açúcar e Grupo Big (ex-Walmart) – seguem tropeçando em seus sistemas de monitoramento dos frigoríficos, criados para impedir a compra de carne bovina originada de áreas desmatadas ilegalmente. De acordo com especialistas, a falta de transparência sobre essas informações aos consumidores reflete a dificuldade que os supermercados continuam tendo para realizar um monitoramento efetivo da origem da carne vendida em suas lojas.

“Chama a atenção como os supermercados no Brasil têm pouquíssima informação pública disponível sobre suas cadeias de fornecimento”, aponta Gustavo Ferroni, da Oxfam Brasil, à Repórter Brasil. “Sobre a cadeia da carne, eles até têm um pouco mais de informação, mas mesmo assim é quase nada. É um compromisso sucinto, um posicionamento genérico sobre cadeia de fornecimento. Eles não falam especificamente como vão cumprir”.

Em tempo: A União Europeia tem interesse em apoiar o uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia e a preservação da floresta, destacou o chefe da delegação da UE no Brasil, embaixador Ignácio Ybañez. Em entrevista ao jornal A Crítica, de Manaus, Ybañez elogiou a recriação do Conselho da Amazônia, hoje sob comando do vice-presidente Hamilton Mourão, e reforçou o interesse da UE em apoiar o trabalho dos estados na preservação da Amazônia.

 

ClimaInfo, 30 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar