Funai é alvo de disputa dentro do governo federal

30 de junho de 2020

Alvo de críticas constantes nos últimos meses por causa de sua atuação problemática no combate e na prevenção ao coronavírus nas aldeias brasileiras, a Funai virou palco de disputas políticas dentro do governo Bolsonaro.

N’O Globo, Daniel Biasetto informa que o órgão está disputando espaço com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, para ver quem sai “melhor na foto” com a distribuição de cestas básicas e outras medidas de apoio aos Povos Indígenas. Esta situação tem causado problemas de articulação no trabalho dos dois órgãos, resultando em prejuízo para quem deveria ser o foco dessas ações – os Povos Indígenas. No fundo do embate, está o interesse da ministra Damares Alves em retomar o controle da Funai, que perdeu após o Congresso Nacional devolver o órgão do ministério da mulher, família e direitos humanos para o da Justiça.

Enquanto o governo bate cabeça, a situação dos indígenas em meio à pandemia segue preocupante. O Estadão destacou o drama de duas mães Yanomami que perderam seus filhos para a COVID-19 e que aguardam há mais de um mês pela liberação dos corpos para realizar os rituais de despedida. O Ministério da Saúde confirmou ontem que os corpos foram enterrados em um cemitério de Boa Vista (RR) ainda em maio e que isto teria sido comunicado às famílias, as quais rejeitam a afirmação. Já no Mato Grosso, o novo coronavírus já contaminou 102 indígenas da etnia Xavante, causando a morte de nove deles.

Em tempo: A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) deve votar hoje a aprovação de estudos técnicos e jurídicos referentes à concessão da chamada Ferrogrão, no trecho de ferrovia entre Sinop (MT) e Itaituba (PA). Lauro Jardim informa n’O Globo que a inclusão do item na pauta da ANTT foi feita à revelia de determinação judicial que impedia a tramitação do processo enquanto o traçado do projeto da ferrovia não fosse alterado. Isso porque a rota definida passa pela Floresta Nacional do Jamanxim, no Pará.

 

ClimaInfo, 30 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar