“Ciclone bomba” atinge Sul do Brasil

ciclone bomba

A formação de um ciclone extratropical na costa sul do Brasil na 3ª feira (30/6) causou chuvas e ventos fortes no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e Paraná. As rajadas de vento chegaram a 130 km/h em algumas cidades gaúchas e catarinenses. Até a noite de ontem, a Defesa Civil de SC contabilizava dez mortes e um desaparecimento, além de 1,6 mil atendimentos decorrentes de estragos causados pela tempestade.

Os ciclones extratropicais, também chamados de “ciclone bomba”, são relativamente comuns. Eles se formam após uma rápida queda na pressão atmosférica, o que torna os ventos ainda mais rápidos. Ao mesmo tempo, o choque do ar continental frio com o ar quente do mar intensifica a força do ciclone, especialmente nas proximidades com a costa. De acordo com a Metsul Meteorologia, este ciclone extratropical é o episódio de vento mais grave a atingir a costa norte do RS desde o furacão (ciclone tropical) Catarina, em março de 2004.

A tempestade causou também interrupção no fornecimento de energia elétrica em SC e PR. Os efeitos do “ciclone bomba” também foram sentidos no Sudeste, com registro de ventos de mais de 50 km/h em São Paulo e no Rio de Janeiro, causando ressaca no litoral e queda de árvores em diversos pontos destes estados.

 

ClimaInfo, 2 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)