Se a Terra seguir aquecendo, 60% das espécies de peixe podem desaparecer

6 de julho de 2020

O aquecimento global pode ser fatal para mais da metade das espécies de peixe do planeta, alerta um novo estudo publicado na semana passada na revista Science. Conduzido por pesquisadores da Universidade de Bremen (Alemanha), o estudo estima que, em um cenário de elevação da temperatura média global neste século igual ou superior a 5°C com relação aos níveis pré-industriais, 60% das espécies de peixe não teriam mais habitats viáveis para seus embriões e adultos em desova. Essa taxa de perda cai para 10% se o aquecimento for de até 2°C.

Como Reinaldo José Lopes explica na Folha, a tolerância dos peixes a grandes mudanças ambientais na fase embrionária e na desova é bem menor, por razões diferentes. Embriões ainda não contam um sistema respiratório totalmente desenvolvido, enquanto peixes na fase reprodutiva gastam energia a mais, o que aumenta a demanda respiratória. Nos dois casos, variações na temperatura podem pressionar a capacidade dos organismos desses animais ao limite.

Os jornais The Guardian e The Hill também destacaram os resultados deste estudo.

 

ClimaInfo, 6 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar