Yanomamis criticam ação antipandemia do Exército

8 de julho de 2020

Lideranças da etnia Yanomami contestam a forma como o Exército realizou uma operação de combate à COVID-19 em sua Terra Indígena no último dia 29. O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito para averiguar se a missão não representou risco de contágio para os indígenas.

“Estamos muito revoltados da forma como foi feito. A gente não foi consultado. Por isso, de imediato, mandei documento para o MPF de Roraima”, disse à Agência Pública Junior Yanomami, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi-Y). De acordo com os indígenas, os militares não respeitaram regras de distanciamento social durante a operação e utilizaram a ocasião para fazer propaganda, e não para prevenir as aldeias locais contra a pandemia.

O jornal O Globo revelou ontem (7/7) que o Ministério da Saúde distribuiu comprimidos de cloroquina nas TI Yanomami e Raposa Serra do Sol como parte do kit anti-COVID-19, mesmo sem qualquer evidência científica sobre a eficácia deste remédio no tratamento da doença. “Considero um tremendo absurdo a realização de uma ação estapafúrdia como esta, promovida pelo governo federal com o claro objetivo de desovar um lote de 66 mil comprimidos de cloroquina, entre uma população reconhecidamente vulnerável”, disse o médico Paulo Basta, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, a’O Globo.

O descaso do governo com os Povos Indígenas também se reflete no apoio limitado prestado pela União à subsistência durante a pandemia. Um terço das 130 mil cestas básicas que deveriam ser destinadas para aldeias indígenas na Amazônia ainda não foi distribuído pelo governo federal.

 

ClimaInfo, 8 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar