ONU: Aquecimento global pode se aproximar do limite de 1,5°C nos próximos cinco anos

aquecimento global 11,5°C

Novas projeções feitas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) indicam que a temperatura média global provavelmente será ao menos 1°C mais alta em relação aos níveis pré-industriais em cada um dos próximos cinco anos (2020-2024). Pior: há 20% de chance de que ela possa exceder 1,5°C em pelo menos um desses anos, o que representaria um desafio tremendo para a implementação do Acordo de Paris.

Liderada pela agência meteorológica britânica Met Office, a revisão das projeções para os próximos cinco anos deixa claro que a janela de oportunidade para que o mundo consiga conter o aquecimento do planeta neste século em 1,5°C, considerada pelo IPCC como um limite relativamente seguro em termos de impactos climáticos, nunca esteve tão estreita.

As projeções não consideram os efeitos da pandemia sobre as emissões globais recentes, decorrentes do desaquecimento da economia global. Para a OMM, a queda nas emissões causada pela pandemia não substitui ação climática sustentada e coordenada. “Devido à vida útil muito longa do CO2 na atmosfera, não se espera que o impacto da queda nas emissões neste ano nos leve a uma redução da concentração de CO2 na atmosfera”, disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

BBC, Reuters, The Independent e Carbon Brief abordaram os principais pontos das novas projeções da OMM.

 

ClimaInfo, 10 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)