FAO aponta crescimento da fome no mundo e alerta para impactos da pandemia sobre a segurança alimentar

FAO

O novo relatório da FAO sobre o Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição do Mundo aponta que o número de pessoas que passam fome aumentou em cerca de 10 milhões no ano passado, chegando a quase 690 milhões. Com a pandemia, o contingente de pessoas em situação alimentar precária pode crescer em mais de 132 milhões ao redor do planeta.

“Estamos longe de alcançar o ODS 2, que é acabar com a fome, melhorar a segurança alimentar e a nutrição, e promover a agricultura sustentável”, afirmou Anne Kepple, especialista da FAO e uma das responsáveis pelo levantamento. “Alguns indicadores de má nutrição estão melhorando, mas não na velocidade necessária para alcançar os objetivos”.

A situação na América Latina e Caribe é preocupante. Segundo a FAO, a fome atingiu cerca de 47,7 milhões de pessoas na região no ano passado. Caso esse número siga crescendo no ritmo observado recentemente, poderemos ter 67 milhões de pessoas passando fome apenas em nossa região em 2030. “É muito importante que os governos invistam em programas de proteção social, política pró-pobre, que visam diminuir a desigualdade”, indicou Kepple. “A desigualdade está aumentando e com isso a fome, a insegurança alimentar e a desnutrição também.”

O relatório foi destacado na Folha, n’O Globo e no El País Brasil.

 

ClimaInfo, 15 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)