Temperatura em alta pode causar extinção massiva de espécies da flora tropical até 2070

flora tropical

A intensificação do aquecimento da Terra pode inviabilizar a sobrevivência de diversas plantas de florestas tropicais – e, caso esse processo não seja contido, poderemos testemunhar a extinção de diversas espécies nos próximos 50 anos.

Uma nova pesquisa realizada por cientistas da Universidade de New South Wales (Austrália) analisou cerca de 10 mil registros de 1,3 mil espécies do banco de dados global de germinação de sementes do Kew Gardens, no Reino Unido, examinando a faixa de temperatura que cada espécie poderia suportar, comparando esses dados com os modelos climáticos de aquecimento para as próximas décadas. A conclusão é que a maior parte das plantas tropicais não será capaz de sobreviver ao aumento da temperatura média. Quanto mais próxima a planta estiver da linha do equador, maior o risco ela correrá de não germinar.

“Essas plantas podem estar sob risco maior porque se situam em regiões que já são quentes. Mesmo um pequeno aumento de temperatura causado pela mudança do clima pode superar sua capacidade de resistência natural”, explica o pesquisador Alex Sentinella, principal autor do estudo, ao jornal The Independent. “Até 2070, mais de 20% das espécies de plantas tropicais enfrentarão temperaturas acima de sua capacidade, o que compromete sua germinação e, consequentemente, a sobrevivência de sua espécie”.

 

ClimaInfo, 15 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)