Florestas tropicais secas são mais vulneráveis ao aquecimento global

florestas tropicais secas

Uma pesquisa publicada pela Nature Communications neste mês aponta que as florestas tropicais secas são mais vulneráveis aos impactos da mudança do clima do que se pensava até agora, o que pode colocar milhares de espécies de fauna e flora em grave risco.

Até agora, supunha-se que as florestas tropicais secas, por terem sido capazes de prosperar em circunstâncias climáticas menos úmidas, seriam mais capazes de suportar o aquecimento global do que florestas tropicais úmidas. No entanto, o estudo indica o contrário: florestas tropicais secas já estão sofrendo uma perda maior de biodiversidade e estão com uma menor capacidade de suportar temperaturas mais elevadas.

“As florestas mais secas estão se tornando mais homogêneas, em sua função e composição, e isso pode significar que elas serão menos capazes de desempenhar suas funções e não abrigarão tantas espécies”, explica Jesús Aguirre-Gutierrez, pesquisador da Universidade de Oxford e principal autor do estudo, ao Guardian. “Isso comprometerá os serviços ambientais que elas prestam à humanidade, especialmente porque as comunidades em torno dessas florestas tropicais secas costumam estar entre as mais pobres do mundo”.

 

ClimaInfo, 16 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)