Apesar de proibidas, queimadas são registradas no Mato Grosso pelo Greenpeace

19 de julho de 2020

Desde 1º de julho, está proibido o uso de fogo para produção agrícola no Mato Grosso, em um esforço para se conter as queimadas na Amazônia no meio da temporada seca da região. No entanto, o Greenpeace Brasil registrou focos de incêndio florestal em diversos pontos do estado na semana passada, desafiando a lei.

“Incêndios não ocorrem de forma natural na Amazônia. O fogo é ateado por fazendeiros e grileiros para remover a floresta ou quando ela já está derrubada e seca pelo sol, visando aumentar as áreas de pastagem ou agrícola, especulação de terras e grilagem”, explicou Rômulo Batista, do Greenpeace Brasil, citado pelo Estadão. “A prática se tornou ainda mais comum com a falta de fiscalização e desmantelamento dos órgãos ambientais promovido por este governo, pois gera a sensação de certeza da impunidade”.

No exterior, as imagens registradas no MT foram destaque em veículos como o The Guardian e o The Independent.

Em tempo 1: De acordo com dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon, a Amazônia perdeu 2.544 km2 de suas florestas no 1º semestre de 2020, um aumento de 24% sobre o mesmo período de 2019. Esta é a segunda maior área acumulada desmatada em um semestre desde 2010. O Pará lidera o ranking de desmatamento, com 43% do total de área desmatada na Amazônia Legal, seguido por Amazonas (21%), Mato Grosso (14%), Rondônia (14%), Acre (7%) e Roraima (1%). O Globo destacou as principais informações do levantamento.

Em tempo 2: Vale a pena assistir ao debate promovido pela Globonews sobre desmatamento e o papel da Amazônia na retomada da economia pós-pandemia, que contou com a participação de um trio “peso pesado” de especialistas: os cientistas Ricardo Galvão (ex-diretor do INPE), Tasso Azevedo (coordenador do MapBiomas) e Carlos Nobre (INPE).

 

ClimaInfo, 20 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar