Nova nuvem de gafanhotos volta a ameaçar lavouras no sul do Brasil

21 de julho de 2020

A fronteira sul brasileira volta ao estado de alerta contra nova “nuvem de gafanhotos” que está avançando em território argentino. O governo do Rio Grande do Sul espera que a praga chegue ao estado até amanhã (22/7).

A Agência Brasil informou que a nuvem está estável na região de Corrientes, a cerca de 130 quilômetros do município gaúcho de Barra do Quaraí. “Com a elevação das temperaturas no RS [no último final de semana], estamos apreensivos, mas preparados para o caso de uma eventual ocorrência da praga em território gaúcho. Temos um plano operacional de emergência elaborado com o Ministério da Agricultura”, explicou Ricardo Felicetti, chefe da divisão de defesa sanitária vegetal da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS.

O governo argentino estima que a área ocupada pelos gafanhotos tenha um perímetro de 2,7 quilômetros e 36 hectares, com cerca de 400 milhões de insetos.

 

ClimaInfo, 21 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar