Focos de incêndio na Serra da Mantiqueira já destruíram mais de 500 hectares de mata

incêndios Serra da Mantiqueira

Há quase uma semana, um trecho da Serra da Mantiqueira, na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, sofre com queimadas. O fogo teve início na 5ª feira (16/7) e já consumiu cerca de 500 hectares. No lado mineiro, as chamas já foram controladas, mas a situação no lado paulista segue preocupante. A origem do incêndio segue desconhecida.

O combate ao fogo está sendo coordenado pelo ICMBio, com o Corpo de Bombeiros dos dois estados e brigadistas voluntários locais. Os focos remanescentes estão concentrados ao sul da Pedra da Mina, ponto turístico bastante frequentado por montanhistas. O relevo acidentado da área é o principal obstáculo no combate às chamas. “Tem lugar que não tem combate, vai queimar até ele [o fogo] achar uma barreira [natural] ali”, disse Virgílio Dias, gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira, citado pelo O Eco. “Não tem combate, porque o risco da operação não compensa, você vai estar colocando em risco vidas humanas”.

Em tempo: O vereador paulistano Gilberto Natalini enviou a cerca de 600 personalidades, ONGs, autoridades e parlamentares internacionais um relatório sobre a devastação da Mata Atlântica no estado de São Paulo. Entre os destinatários, estão o Papa Francisco, o músico Bono Vox e o ator Morgan Freeman. “Resolvi apelar para fora. Não tinha mais porta para bater aqui”, afirmou Natalini a Mônica Bergamo na Folha.

 

ClimaInfo, 23 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)