Amazônia: bioeconomia é necessidade imperiosa

27 de julho de 2020

A pressão recente sobre o Brasil por conta do desmatamento e das queimadas na Amazônia reforçou a necessidade de uma estratégia de desenvolvimento para a região que favoreça a preservação da floresta e permita a geração sustentável de renda.

Em entrevista ao Estadão, o biólogo Adalberto Val, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), destacou a importância do investimento em pesquisa científica na região para viabilizar novos modelos de desenvolvimento. Ele propõe a criação de institutos científico-tecnológicos e unidades de pesquisa, o que custaria cerca de R$ 55 bilhões, mas com potencial de gerar muito mais riqueza no longo prazo: “É preciso decodificar o conjunto de informações que existe sobre a floresta e estimular a inclusão social. Uma política voltada para isso seria mais eficiente do que derrubar a floresta (…) É importante capacitar e fixar pessoal na Amazônia”.

Também no Estadão, Cleide Silva ouviu o embaixador Rubens Barbosa e destacou os principais pontos de uma proposta formulada pelo Instituto Escolhas e o Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE) para o desenvolvimento de uma bioeconomia na Amazônia: “O Brasil é a terceira potência mundial em exportação de produtos agrícolas e estamos correndo o risco de sermos penalizados por causa da questão da Amazônia, por isso essa deve ser uma das prioridades do governo brasileiro”.

Em artigo na Folha, Cristiano Teixeira (Klabin) e Paulo Hartung (Ibá) reforçam a constatação: “Não se pode mais adiar o combate ao desmatamento ilegal.  Não bastam boas intenções, precisamos de atuação e, neste caso, urgentemente (…) Integrar comunidades locais à floresta, encontrando o equilíbrio entre a cultura regional e o avanço tecnológico e científico é um passo importante. Esta é uma maneira inteligente de preservar os recursos naturais e gerar renda”.

 

ClimaInfo, 27 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar