Desmatamento da Amazônia dificulta investimentos na Ferrogrão

27 de julho de 2020

O governo federal começará nesta semana um roadshow virtual para buscar investidores internacionais eventualmente interessados na Ferrogrão. A partir desta 5ª feira (30/7), estão programadas conversas com representantes de multinacionais da Espanha e da China, bem como com instituições multilaterais, como o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB).

De acordo com o Valor, o projeto já provoca dúvidas entre investidores. Isso porque as obras da Ferrogrão passarão pelo Parque Nacional do Jamanxim e nas proximidades de duas Terras Indígenas. Fontes ouvidas pelo jornal falam de um receio quanto à mensagem a ser dada em seus países de origem e seus stakeholders, em momento de destaque negativo da imagem do Brasil por conta do desmatamento da Amazônia e os problemas enfrentados pelos Povos Indígenas durante o governo Bolsonaro.

Ao mesmo tempo, o Financial Times fala de um movimento do mercado financeiro internacional para “dar uma 2ª chance” ao governo Bolsonaro. Para alguns investidores e empresários, a aprovação do novo Marco Legal do Saneamento, que abre espaço para empresas privadas atuarem na área, e a apresentação da proposta do governo para reforma tributária, que busca reduzir o encargo sobre as empresas, recolocaram a agenda política brasileira no caminho das reformas e podem servir para o país “virar a página” da antipatia internacional.

Em tempo: Para o Estadão, o coordenador do portfólio de economia de baixo carbono do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Gustavo Pinheiro, defendeu uma revisão do plano de zoneamento econômico ecológico como um caminho para promover o desenvolvimento sustentável e sem desmatamento da Amazônia. O Zoneamento existe desde os anos 1980, mas há 17 anos segue sem atualização, abandonado pelo governo federal e pelos estados. O iCS prepara um projeto nesse sentido, para ajudar o Fórum dos Governadores da Amazônia. “A ideia é (…) montar políticas específicas que contribuam para o desenvolvimento das regiões, que têm vocações diferentes”, disse Pinheiro.

 

ClimaInfo, 28 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar