24 ativistas ambientais brasileiros foram assassinados em 2019

30 de julho de 2020

No ano passado, 212 defensores da terra e do meio ambiente foram assassinados, o maior número já registrado em todo o mundo. O Brasil já foi o local mais perigoso para quem luta para proteger seus lares e a natureza. No ano passado, 24 pessoas foram mortas por aqui, enquanto na Colômbia foram 64 assassinatos e 43 nas Filipinas. Segundo o relatório anual da Global Witness, as mortes estão relacionadas com o enfrentamento de atividades de mineração, de exploração de petróleo e do agronegócio. Segundo Rachel Cox, da Global Witness, “muitos dos piores abusos ambientais e de Direitos Humanos do mundo são motivados pela exploração dos recursos naturais e pela corrupção no sistema político e econômico global. Os defensores da terra e do meio ambiente são as pessoas que tomam uma posição contra isso. Se realmente queremos fazer planos para uma recuperação verde que coloque a segurança, a saúde e o bem-estar das pessoas em seu coração, devemos atacar as causas fundamentais dos ataques contra os defensores, e seguir sua liderança na proteção do meio ambiente e no freio da ruptura climática”.

Daniela Chiaretti informa no Valor que “do total de pessoas mortas no Brasil, dez eram indígenas, nove pequenos agricultores, dois familiares de ativistas, um servidor público e duas pessoas que não estavam nestas classificações. A maioria das mortes aconteceu no Pará (7), no Amazonas (5), no Maranhão (4) e no Mato Grosso (2).” Patrick Greenfield e Jonathan Watts, destacaram no The Guardian que, no Brasil, Comunidades Indígenas estão ameaçadas de extinção pela COVID-19 e acusaram o presidente Bolsonaro de se aproveitar da pandemia para eliminar estes Povos.

 

ClimaInfo, 30 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar