Desmatamento segue aumentando

30 de julho de 2020

Os dados de desmatamento do DETER/INPE que vão até meados de julho indicam que o desmatamento deste ano – no período que vai de agosto a julho – será pelo menos 20% maior do que o detectado no ano passado, devendo passar de 12.000 km2. O total de julho talvez fique um pouco abaixo do detectado neste mês do ano passado, mesmo porque este último foi o maior valor mensal registrado pelo DETER desde 2015, quando começou uma nova série de registros.

A ex-coordenadora dos sistemas de monitoramento do INPE, Lúbia Vinhas, disse à Folha que o “dado (de desmatamento) não vai ser bonitinho e ele vai aparecer”. Ela fez questão de reforçar a posição técnica e não política do pessoal do monitoramento: “Acho que uma das coisas difíceis da gente no INPE engolir é essa narrativa de ‘ah, o dado é ruim para o Brasil e vocês estão divulgando ele na imprensa. Por que não avisa o governo?’”, e continuou, “me dói um pouco essa narrativa de que estamos jogando contra o governo, dando uma informação para atrapalhar o governo, enquanto que a única coisa que a gente faz é ser transparente para que tenhamos credibilidade”.

 

ClimaInfo, 30 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar