Embaixador dos EUA faz lobby pelo etanol norte-americano no Brasil

2 de agosto de 2020

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA encaminhou uma carta ao embaixador norte-americano no Brasil, Todd Chapman, cobrando explicações sobre sua conduta em uma negociação com o governo Bolsonaro para reduzir as tarifas sobre a importação de etanol.

De acordo com a coluna de Lauro Jardim, n’O Globo, Chapman estaria fazendo um “pesado lobby” dentro do governo brasileiro para zerar as tarifas de importação do etanol norte-americano, argumentando que isso favoreceria uma vitória de Trump em Iowa, maior produtor de etanol dos EUA e um estado importante na contabilidade eleitoral do presidente.

Na carta, os deputados Eliot Engel e Albio Sires, respectivamente presidente da Comissão de Relações Exteriores e presidente da Subcomissão para o Hemisfério Ocidental da Câmara, se dizem “extremamente alarmados” com a informação, que indicaria que Chapman estaria utilizando sua posição oficial para beneficiar Trump. Eles pedem que o embaixador explique as condições e o conteúdo de seus diálogos com as autoridades brasileiras, bem como documentos relativos a essas conversas, sem cortes.

A informação foi confirmada no sábado (1/8) pelo deputado federal Alceu Moreira (RS), líder da bancada ruralista na Câmara brasileira, que afirmou que embaixador repetiu diversas vezes a proximidade com o calendário eleitoral nos EUA nas conversas sobre a tarifação do etanol norte-americano no Brasil. “Ele [Chapman] deixa claro que o produtor de etanol americano foi induzido no governo Trump a vender etanol e agora não tem para quem vender e isso prejudica eleitoralmente o Trump”, confirmou Moreira, também a’O Globo. “Ele sempre faz alusão que se nós não concordarmos com a liberação do comércio de etanol, nós vamos ter uma série de consequências em, relação a outros temas que o Brasil tem parceria com os EUA”.

No entanto, o setor sucroalcooleiro brasileiro já se movimenta para dificultar esse acordo com os EUA. A UNICA, entidade do setor, se disse contrária à proposta norte-americana e afirmou que ela somente fará sentido se Washington abrir o mercado de açúcar para o Brasil.

A notícia foi destaque nos jornais O Globo e Estadão e na CNN Brasil. Nos Estados Unidos, veículos como The New York Times, The Washington Post, Vox e The Hill abordaram essa polêmica.

 

ClimaInfo, 3 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar