Meio ambiente será decisivo em negociações comerciais, diz diretor da OMC

OMC Azevêdo

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, afirmou na 3ª feira (4/8) que enxerga a questão ambiental como decisiva nas negociações comerciais nos próximos anos. “Qualquer grande acordo mundial no futuro incluirá a questão ambiental. Ela não vai sumir e temos que estar preparados para lidar com ela de maneira construtiva e crível”, disse Azevêdo em evento virtual organizado pela Câmara de Comércio Internacional no Brasil (ICC Brasil) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Sobre o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que enfrenta problemas pela oposição de grupos europeus às políticas ambiental e de Direitos Humanos do governo Bolsonaro, o diretor-geral da OMC ressaltou que o momento político não é o mais favorável para que o acordo saia do papel. No entanto, ele recomenda que os dois lados sigam com diálogo aberto e que o Brasil precisa fazer seu dever de casa para se inserir de maneira mais efetiva às cadeias globais de produção.

Na conversa, Azevêdo também afirmou que a pandemia trouxe à tona problemas que precisarão ser endereçados pelas economias a partir de agora, como o risco de concentração da produção em poucos países. Para ele, as cadeias de produção serão ampliadas e, nesse sentido, o Brasil pode se aproveitar dessa oportunidade.

Reuters e Estadão repercutiram as falas de Azevêdo.

 

ClimaInfo, 6 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)