Ação climática e pandemia dividem petroleiras europeias e norte-americanas

indústria do petróleo

Em matéria de clima, a divisão da indústria do petróleo entre as europeias e as norte-americanas já era uma realidade antes da pandemia. Enquanto as empresas europeias propuseram planos de descarbonização e inversão de investimento de ativos fósseis para fontes renováveis, suas colegas dos EUA conservam silêncio sepulcral sobre o assunto e ignoram a pressão de investidores e do mercado.

A Axios mostra que essa divisão foi aprofundada depois da COVID-19, com empresas como BP, Shell e Total anunciando cortes abrangentes no valor de seus ativos associados ao petróleo, por conta da perspectiva de baixo retorno financeiro no futuro, e reforçando metas e compromissos de baixo carbono. Em compensação, Chevron e Exxon Mobil não se manifestaram no mesmo sentido.

A explicação para isso pode estar nos incentivos divergentes que União Europeia e EUA estão dando neste momento: enquanto Bruxelas anuncia um plano de retomada econômica baseado em incentivos verdes, Washington segue a política negacionista de Trump.

 

ClimaInfo, 11 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)