Alta temperatura desintegra última plataforma de gelo Ártico no Canadá

Ártico canadá

A última plataforma de gelo totalmente intacta do Ártico canadense entrou em colapso e perdeu mais de 40% de sua área em apenas dois dias no final de julho. O fato foi confirmado na semana passada por cientistas do governo do Canadá, que apontam para a alta temperatura, os ventos oceânicos e o mar aberto e descongelado em frente à plataforma como fatores que contribuíram para o colapso.

Segundo a Reuters, o verão no Ártico canadense tem sido marcado por temperaturas cerca de 5oC acima da média observada nos últimos trinta anos. O calor intensificou o derretimento das calotas polares menores, o que expôs os corpos de gelo maiores e acelerou o processo de degelo da plataforma de gelo Milne, localizada na orla da ilha Ellesmere.

Em tempo: O Carbon Brief destacou os resultados de um estudo que, pela 1ª vez, conseguiu associar um evento extremo de perda de geleira à mudança do clima antropogênica. O estudo descobriu que o desaparecimento de geleiras nas montanhas dos Alpes do Sul, localizadas na Nova Zelândia, em 2018, tornou-se pelo menos 10 vezes mais provável por causa das alterações climáticas causadas pelos seres humanos.

 

ClimaInfo, 11 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)