Investimento externo depende de agenda positiva para meio ambiente

11 de agosto de 2020

Em live promovida pelo Valor nesta 2ª feira (19/8), os presidentes das filiais brasileiras da Microsoft, Tânia Consentino, e da Alcoa, Otavio Carvalheira, ressaltaram que a retomada da economia no pós-pandemia depende da atração de capitais externos, o que está vinculado, no caso brasileiro, a uma agenda ambiental positiva por parte do governo.

Para os executivos, que assinaram uma carta de lideranças empresariais do Brasil e do exterior no mês passado, cobrando do governo Bolsonaro providências urgentes contra o desmatamento ilegal na Amazônia, o Brasil não pode relativizar essa questão nem perder tempo com polêmicas vazias.

“É preciso desmistificar [o debate sobre meio ambiente], não é coisa de direita ou esquerda, ONG ou empresa privada. As pessoas colocam soberania nacional no meio da discussão ambiental e isso confunde a população”, disse Consentino. Ela também afirmou que o Brasil pode ter vantagens em um mercado internacional de carbono e enxerga a captura de carbono pela floresta como uma nova commodity que o país poderá negociar no exterior.

A mobilização do mercado financeiro e da iniciativa privada em favor do meio ambiente no Brasil segue ganhando impulso. No Estadão, Fernanda Nunes destacou que fundos de investimento, ainda de pequeno e médio portes, têm se aliado a grandes empresas para pressionar o poder público contra o desmatamento na Amazônia. Além disso, novas conversas estão sendo programadas entre executivos e empresários com representantes do governo federal para acompanhar a evolução da situação ambiental do país. O objetivo é manter a pressão sobre Brasília, que ainda falha em oferecer ações mais concretas para resolver o problema.

Como bem pontuou Míriam Leitão na CBN, mesmo depois de promessas de ação contra a devastação ambiental, o governo Bolsonaro segue agindo contra a proteção do meio ambiente. “Mourão tem aberto canais de diálogo, mas o Conselho da Amazônia não é efetivo. Há uma diferença entre as palavras e os gestos. A política ambiental não mudou, pelo contrário”.

 

ClimaInfo, 11 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar