Aquecimento global pode intensificar liberação de carbono em florestas tropicais

carbono solo florestas

A maior exposição dos solos das florestas tropicais causada pelo desmatamento pode liberar bilhões de toneladas de CO2 à atmosfera, comprometendo gravemente o esforço global de contenção da crise climática. Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Edimburgo (Escócia) em uma área no Panamá sugere que um aquecimento de 4°C ao longo deste século pode aumentar a liberação de carbono pelo solo das florestas tropicais em 55%.

O CO2 é liberado naturalmente pelo solo por meio da decomposição de material orgânico. Com o desmatamento, o volume desse material aumenta, com a decomposição não apenas da vegetação desmatada, mas também das raízes das árvores cortadas, que apodrecem no solo. Além disso, a temperatura mais quente intensifica a atividade de micróbios presentes nesse solo, o que aumenta suas taxas de digestão e respiração.

Se esses resultados se aplicarem a todas as florestas tropicais, o avanço do aquecimento pode torná-las verdadeiras “bombas de carbono”. “A taxa de perda é enorme”, comentou Andrew Nottingham, principal autor do estudo, ao jornal The New York Times. “É uma má notícia”.

A revista Nature, que publicou o estudo, também deu destaque aos seus resultados.

 

ClimaInfo, 14 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)